Instituto Real Sociedade
- Lucimar D.B. Zerio
- 26 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
O Instituto Real Sociedade é um projeto social que ensina a arte marcial do Jiu Jitsu há cerca de um ano e meio, sob o comando da equipe Barbosa JJ. A academia que fica localizada no Bairro da Penha, em São Paulo já atendeu 110 crianças e atualmente mantém 70 alunos de forma totalmente gratuita.
Até os Kimonos, roupas próprias para a prática deste esporte, são doados às crianças, mas para isso é necessário que a criança mantenham uma certa frequência que lhe garanta o direito de adquirir este benefício.
A aquisição dos Kimonos e toda a manutenção do projeto é resultado de investimento de recursos próprios da equipe, iniciativa de professores voluntários e de patrocinadores. Uma boa sacada foi montar uma turma de adultos que pagam uma taxa simbólica para custear as despesas das crianças.
Além de toda a doutrina da arte marcial em pregar a igualdade, disciplina e autocontrole, o projeto se empenha em acompanhar o desempenho escolar, a convivência com a família e com os colegas.

Alguns atletas já são cadastrados nas principais organizações de Jiu Jitsu do país e disputam campeonatos, com excelentes resultados. Isso mostra que o Projeto tem planos maiores do que simplesmente entreter crianças ou tira-las da rua por algumas horas na semana, mas formar cidadãos e profissionais que possam viver com dignidade fazendo aquilo que lhes dê prazer.
Para o Professor Andreis F. B. Melo, o projeto tem um significado muito forte e comovente e ele explica: “significa a realização de um sonho, quando criança, não podíamos treinar, pois as academias eram todas pagas e dificilmente surgiam oportunidades. Sempre tive a ideia de proporcionar a alguém o que eu não pude ter, pincipalmente a sensação de ficar olhando pela janela, querendo participar e não poder. E é isso que busquei para essas crianças poderem melhorar como pessoas através do esporte, terem contato com boas práticas, não só a cultura da rua, que geralmente desvirtua os interesses”.
Ele ainda completa: “Achei que montaria o projeto e faríamos bem apenas para crianças, mas muito pelo contrário, isso envolve as famílias, pais, adultos e principalmente para nós que ensinamos. Hoje o projeto é extensão da minha casa. Creio que me traz mais prazer do que para as crianças, eu aprendo com eles todos os dias”.

________________________________________________________________
Conheça mais sobre o Instituto Real Sociedade, faça uma visita:
Rua Francisco Coimbra, 123 – Penha, São Paulo/SP
________________________________________________________________
Comentarios